quinta-feira, março 30, 2006

Morrer todos os dias cansa

Recentemente chegado ao 4º ano do curso de medicina uma nova e aliciante tarefa me foi proposta: entrevistar pacientes com o intuito de recolher a história da sua doença e depois transformar toda essa informação num ficheiro sucinto e inteligível de forma que quem o consultasse ficasse com a ideia da doença que acometia o paciente em questão. Ou seja comecei a fazer histórias clínicas. Finalmente o meu estudo transcendeu as ilustrações dos atlas e dos livros de texto e finalmente eu ia ver PACIENTES. Nada podia ser melhor. Observar, analisar, investigar,testar sempre foram exercícios a que me entreguei de bom grado e finalmente ia poder fazê-los em quem mais desejei a vida toda: em pacientes. Mas quis o destino que a minha enfermaria fosse uma enfermaria de medicina constituída praticamente por uma população envelhecida acometida por uma infinidade de doenças crónicas e para a qual resta muito pouca esperança de vida (nem todas as enfermarias de medicina são assim). Não me queixo! Aprendi mais neste semestre do que nos três anos precedentes e alegra-me muito ter estabelecido relações de empatia com alguns pacientes e espero de alguma forma ter conseguido ajudá-los.Mas estas pessoas estão a morrer e eu vejo-as. Morrer todos os dias cansa mas dizem que nós nos habituamos. Não sei se quero...

2 Comments:

At 5:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ola!

apesar de ainda so tar no 1.º ano de medicina ja fui varias vezes ao hospital ter aulas praticas da cadeira de introduçao a medicina e...embora os meus conhecimentos sejam muito muito poucos axo k tens razao kando dizes k se aprende muito estando em contacto com os pacientes (pelo menos eu tenho aprendido algumas coisas e tb tenho tido a oportunidade de ver na pratica a aplicaçao de algumas coisas k estudo)!!!

o facto de existirem algumas enfermarias cujos pacientes tao ja numa fase 1 pouco "menos boa" e verdade :( ...kando tive valencia de med interna a paciente k era o meu caso-problema acabou por falecer...foi 1 pouco estranho kando eu perguntei pela paciente e me disseram "ja faleceu" :( ...

ana

 
At 3:44 da tarde, Blogger Diagnóstico diferencial said...

Era óptimo eu dizer-te: «Deixa lá; é só o primeiro que custa». Infelizmente não é assim. ao longo do curso acabarás por estabelecer vínculos mais ou menos fortes com os teus pacientes e isso vai trazer-te muitas alegrias (verás muitos pacientes a entrar em estado crítico e a serem totalmente recuperados) mas por vezes as coisas não serão assim... Mas acredita que vale sempre a pena.
Felicidades

 

Enviar um comentário

<< Home