quinta-feira, abril 06, 2006

Os instintos de Sharon Stone

Após o início de carreira em 1980 com o filme de Woody Allen "Sardust memories" (quem diria) até 1992, ano de estreia de "Instinto fatal", Sharon Stone teve uma carreira que não definiria como medíocre mas sim irrelevante. Com o papel da psicopata Catherine Tramell em "Instinto fatal" parecia que as coisas iriam mudar para a actriz: o filme co-protagonizado por Michael Douglas foi um estrondoso sucesso de bilheteiras e para Stone foi sem dúvida a porta de entrada para as tão desejadas super-produções cinematográficas de Hollywood. Reza a lenda que a famosa cena do descruzar de pernas foi a mesma que no final das filmagens gerou enorme discussão entre a actriz e o relizador Paul Verhoeven uma vez que esta não a queria ver incluida na montagem final pois achou-a muito ousada (essa cena tornou-se quase a imagem de marca de Sharon Stone e rendeu-lhe milhões quando foi usada num spot publicitário seu a uma conhecida marca de whisky). O que se seguiu a "Instinto fatal" foi uma série de escolhas de papéis mais ou menos adaptados ao perfil da loira fatal que era alvo de paixões e obsessões numa sequência de filmes que rasavam entre a qualidade média e medíocre. Ou seja a carreira da actriz não tinha evoluído 1 mm.

Foi por fim no ano de 1995 no "Casino" de Scorcesse que Sharon Stone apostou toda a sua carreira. E ganhou! Dirigida por um dos grandes mestres da sétima arte Stone conseguiu por fim com este filme ter um papel que lhe viria a trazer algum respeito dentro da indústria cinematográfica e da crítica em geral. A interpratação da prostituta que infernizava a vida de Robert de Niro valeu-lhe a nomeação em 1996 para um óscar da academia na categoria de melhor actriz num papel principal. A sua principal concorrente era outra "prostituta" interpretada por Elisabeth Shue mas foi a "freira" Susan Sarandon que lhes levou a melhor (ganhou nesse ano pela sua interpretação em "A última caminhada" de Sean Penn). Sharon Stone nunca chegou a pôr as mãos na desejada estatueta dourada.

Seguiu-se o declínio. Nem o já tão comum "melhor ordenado conseguido até então por uma actriz" nem uma série de remakes nos quais se incluiam o filme de 1980' "Gloria" de John Cassavettes (dirigido agora por Sidney Lumet) e "Diabolique" conseguiram chamar a atenção do público e da crítica e a carreira da actriz voltou a sofrer um retrocesso. No ano de 1999 a actriz iniciou uma série de escolhas tão mal feitas que a deixaram quase totalmente esquecida no panorama cinematográfico e o seu nome raramente ou nunca aparecia associado a um relizador de renome ou a um projecto de sucesso quer do ponto de vista comercial como da crítica.

Quis o horóscopo que o mesmo sucedesse com a esperada sequela de "Instinto fatal". O filme estreou na passada quinta feira (06/03/30) nos EUA e nem a esperança de voltar a ver Sharon Stone a descruzar as pernas (porque isso leva as pessoas ao cinema) conseguiu fazer subir a receita do filme muito acima dos três milhões de dólares, distanciando-o 65 milhões de dólares do filme do topo da tabela (outra sequela: "Idade do gelo2") e colocando-o num misérrimo 10º lugar dos filmes mais vistos no fim de semana passado nos EUA . Para ajudar à festa o filme entrão imediatamente para a 66ª posição dos piores filmes de sempre conseguindo uma média de 2.8/10 pelos utilizadores de um dos melhores sites de cinema de sempre, o IMDB ( www.imdb.com)

Fica então a ideia que o único instinto que Sharon Stone possui é mesmo o instinto para os maus papéis e esse sim é o verdadeiro instinto que se poderá revelar fatal.

PS: Como toda a regra possui pelo menos uma excepção, não poderia deixar de referir aqui o excelente filme "Flores partidas " realizado em 2005 por Jim Jarmusch e co-protagonizado por Bill Murray.

1 Comments:

At 12:25 da tarde, Blogger João Pedro said...

Estou curioso para ver o filme. Se mais não for pelo facto da gaja ter 48 anos e estar boa como tudo! :)

 

Enviar um comentário

<< Home